top of page

APRESENTAÇÃO

O Memorial Chico Xavier (MCX) é um equipamento público e sem fins lucrativos inaugurado em 2016 na cidade de Uberaba (MG). Tem a missão de promover a reflexão e o reconhecimento das relações humanas e dos valores universais de amor, paz, diálogo, transformação e solidariedade vivenciados na trajetória e no legado de Chico Xavier, por meio da salvaguarda de acervos ligados ao médium, oferta de exposições, ações culturais e atividades educativas.  

A criação do MCX em Uberaba é representativa. Esta foi a cidade que Francisco Cândido Xavier (1910-2002), nascido na também mineira Pedro Leopoldo, escolheu para viver e desenvolver seu reconhecido trabalho religioso e social, de 1959 até o seu falecimento. 

Ainda hoje, o legado de Chico Xavier na cidade pode ser experienciado. Não à toa, Uberaba tem um pulsante turismo religioso espírita, com pessoas vindas de diferentes partes do país e de fora dele para visitar os espaços representativos de sua vida e do trabalho mediúnico e social que realizou: a Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier, sua antiga residência; o mausoléu no Cemitério São João Batista, onde está sepultado; o Centro Espírita Casa da Prece, onde realizava os trabalhos de psicografia e atendimento ao público; e a estátua localizada no centro da cidade, que homenageia seus 110 anos de nascimento.

Porém, diferente dos demais pontos de interesse da assim conhecida “Rota Chico Xavier”, o Memorial não era um espaço de vivência ou de atividade do médium, que posteriormente foi musealizado e aberto à visitação. Desde seu início, ele foi planejado e construído com a finalidade de se tornar um espaço cultural e educativo que celebra, reflete e comunica os valores universais vividos e professados pelo médium, que deixaram profundas marcas na história de Uberaba. Assim, é uma homenagem da cidade para seu ilustre morador, a quem concedeu o título de Cidadão Honorário Uberabense, em 1968.

O edifício está integrado à Mata da Paz ou, como também é conhecida, Mata do Carrinho. Essa é uma localização estratégica, possibilitando confluir, de forma harmônica, cultura e natureza, em sintonia com os valores universalistas propagados por Chico Xavier.

 

O MCX é administrado pela Fundação Cultural de Uberaba (FCU), autarquia municipal que tem por finalidade fomentar e difundir as artes e a cultura na cidade. A partir de 2017, a FCU empregou esforços para a requalificação museológica e museográfica do MCX, tendo a empresa Expomus – Exposições, Museus e Projetos Culturais como parceira na execução da proposta cultural aprovada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC).

Com a inauguração de sua nova exposição de longa duração em 30 de junho de 2024, o equipamento pretende amplificar as ações socioeducativas que já são parte de seu repertório e qualificar sua inserção no circuito cultural e turístico de Uberaba e região.

bottom of page