top of page
Buscar
memorialchicox

Em Uberaba, imagens do médium Chico Xavier são revitalizadas em Memorial

Imagens de outros representantes do espiritismo também foram grafitadas em paredão no Memorial Chico Xavier.


01/07/2019

Ao lado de Chico, imagens de outros representantes do espiritismo também foram grafitadas — Foto: Carlos Vitor Souza/Arquivo Pessoal


Três imagens de Chico Xavier grafitadas em um paredão no Memorial que leva o nome do médium em Uberaba foram revitalizadas.

Além disso, outros representantes do espiritismo, como Maria Modesto e Inácio Ferreira, médiuns e fundadores do Sanatório Espírita de Uberaba, e também de Eurípedes Barsanulfo, precursor da doutrina no Triângulo Mineiro, foram grafitados ao lado das imagens de Chico.

A revitalização e as novas imagens foram feitas no fim de semana pelos grafiteiros Clayton Tomaz, Dênis Balduíno, Gui, Kim, Pierre, Rafael Carvalho e Thor.

"A primeira experiência usando o grafite foi as imagens de Chico no paredão, que acabou virando um cartão-postal do Memorial. A ideia de usar o grafite nessas imagens também foi inserir a arte urbana no museu, mostrando que é uma arte urbana bacana e que é um trabalho reconhecido", comentou o coordenador do Memorial Chico Xavier, o museólogo Carlos Vitor Souza.


Para Clayton Tomaz, a arte do grafite dentro de uma instituição como o Memorial Chico Xavier prova que a arte rompe barreiras.

"Desenvolver um trabalho dessa magnitude, com esses personagens em um ambiente histórico e científico mostra que a nossa arte está sendo reconhecida. Deixando de ser pichação. (...) Poder levar essa arte da rua para um ambiente como o Memorial, contando a história religiosa de Uberaba é motivo de comemoração, reconhecimento e dignidade (...)", acrescentou.


A morte de Chico Xavier completou 17 anos no domingo (30).


Foto mostra como era o paredão do Memorial Chico Xavier antes da revitalização — Foto: Carlos Vitor Souza/Arquivo Pessoal


132 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page