top of page
Buscar
  • memorialchicox

Em Uberaba, imagens do médium Chico Xavier são revitalizadas em Memorial

Imagens de outros representantes do espiritismo também foram grafitadas em paredão no Memorial Chico Xavier.


01/07/2019

Ao lado de Chico, imagens de outros representantes do espiritismo também foram grafitadas — Foto: Carlos Vitor Souza/Arquivo Pessoal


Três imagens de Chico Xavier grafitadas em um paredão no Memorial que leva o nome do médium em Uberaba foram revitalizadas.

Além disso, outros representantes do espiritismo, como Maria Modesto e Inácio Ferreira, médiuns e fundadores do Sanatório Espírita de Uberaba, e também de Eurípedes Barsanulfo, precursor da doutrina no Triângulo Mineiro, foram grafitados ao lado das imagens de Chico.

A revitalização e as novas imagens foram feitas no fim de semana pelos grafiteiros Clayton Tomaz, Dênis Balduíno, Gui, Kim, Pierre, Rafael Carvalho e Thor.

"A primeira experiência usando o grafite foi as imagens de Chico no paredão, que acabou virando um cartão-postal do Memorial. A ideia de usar o grafite nessas imagens também foi inserir a arte urbana no museu, mostrando que é uma arte urbana bacana e que é um trabalho reconhecido", comentou o coordenador do Memorial Chico Xavier, o museólogo Carlos Vitor Souza.


Para Clayton Tomaz, a arte do grafite dentro de uma instituição como o Memorial Chico Xavier prova que a arte rompe barreiras.

"Desenvolver um trabalho dessa magnitude, com esses personagens em um ambiente histórico e científico mostra que a nossa arte está sendo reconhecida. Deixando de ser pichação. (...) Poder levar essa arte da rua para um ambiente como o Memorial, contando a história religiosa de Uberaba é motivo de comemoração, reconhecimento e dignidade (...)", acrescentou.


A morte de Chico Xavier completou 17 anos no domingo (30).


Foto mostra como era o paredão do Memorial Chico Xavier antes da revitalização — Foto: Carlos Vitor Souza/Arquivo Pessoal


70 visualizações0 comentário
bottom of page