- memorialchicox
Memorial Chico Xavier faz exposição inédita em Uberaba com objetos usados pelo médium
Peças como máquina de escrever e móveis antigos foram usadas por Chico Xavier na época em que vivia em Pedro Leopoldo. Exposição começa nesta terça-feira (24) e vai até o próximo domingo (29).
Por G1 Triângulo e Alto Paranaíba
24/09/2020

Móveis e outros objetos foram usados por Chico Xavier quando vivia em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte — Foto: Carlos Vitor de Souza/Arquivo Pessoal
O Memorial Chico Xavier, em Uberaba, fará uma exposição inédita, partir desta terça-feira (24), com peças exclusivas utilizadas pelo médium na época em que ele vivia em Pedro Leopoldo, cidade natal.
Os objetos estavam na guarda do sobrinho de Chico, Caio Xavier, que faleceu há um ano, e foram doados ao Memorial pelo jornalista Saulo Gomes.
Até o próximo domingo (29), estarão à mostra 12 peças, entre elas, uma das primeiras máquinas de escrever usadas pelo médium, além de móveis antigos como penteadeira, mesa, banco e cadeira.
O Memorial, que fica na Avenida João XXIII, 2011, Bairro Parque das Américas, ficará aberto ao público de terça a domingo, das 13h às 18h. A entrada é gratuita.
13ª Primavera de Museus
A exposição inédita das peças de Chico Xavier integra a "13ª Primavera de Museus" temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizada todos os anos entre 23 e 29 de setembro. Nessa edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais. Neste ano, o tema é "Museus por dentro, por dentro dos museus".
Segundo o coordenador do Memorial, o museólogo Carlos Vitor de Souza, os objetos ficarão expostos somente nesta semana pois ainda estão muito deteriorados por causa do tempo.
"Quem visitar a mostra, terá a oportunidade de ver as peças e saber como elas chegaram ao espaço cultural. Futuramente, elas serão restauradas e irão compor o acervo permanente do Memorial. A ideia também é fazer um antes e um depois para que a população possa conhecer um pouquinho mais sobre os bastidores dos museus", comentou Souza.
O jornalista Saulo Gomes, responsável pela doação, recebeu dos familiares de Chico Xavier todos os pertences usados pelo médium em Pedro Leopoldo.
"Foi o sobrinho do Chico, Caio Gonçalves Xavier, que guardou todo esse material. Caio morreu há pouco tempo. Antes disso, me entregou esse acervo. Acho que o Memorial é o lugar mais certo", afirmou o jornalista.

Entre as peças, há uma das primeiras máquinas de escrever usada por Chico — Foto: Carlos Vitor de Souza/Arquivo Pessoal