EXPOSIÇÕES
O Memorial Chico Xavier e sua nova exposição
O Memorial Chico Xavier reabre suas portas com uma nova exposição de longa duração, após passar por processo de requalificação institucional. A atual proposta museológica está alicerçada em valores universais que pautaram a trajetória de vida de Chico Xavier e comunicam a importância de sua patrimonialização:
DIÁLOGO | Chico Xavier dialogou com diversas crenças e com a sociedade como um todo; ficou reconhecido pela comunicação mediúnica e se tornou um grande divulgador das ideias espíritas, sobretudo ao publicar mais de 450 livros.
PAZ | Na década de 1980, houve uma intensa campanha para que Chico Xavier recebesse o Prêmio Nobel da Paz por suas ações em prol da humanidade. Além disso, o Memorial está localizado na Mata da Paz, em Uberaba.
AMOR | “Chico, um homem chamado amor” é um título utilizado em inúmeras obras literárias, sonoras, audiovisuais e campanhas. O amor ao próximo também é um dos principais valores cultivados pelas matrizes religiosas cristãs que marcaram a vida de Chico Xavier.
SOLIDARIEDADE | Além da obra mediúnica, Chico Xavier foi um exemplo de solidariedade. Vindo de uma realidade humilde e cultivando a humildade, Chico promoveu fortemente a prática da caridade, inaugurando e inspirando inúmeras ações de assistência social.
TRANSFORMAÇÃO | Seria impossível falar de Chico Xavier sem evocar sua capacidade de transformação social, valor que se presentifica nos dois troncos da vida de Chico, segundo ele mesmo: o trabalho e a disciplina, tópicos extensamente defendidos por Emmanuel, seu guia espiritual.
A exposição de longa duração do MCX aposta na produção de experiências imersivas que costuram a trajetória de vida do médium e os legados que suas lições nos deixaram. Com o intuito de materializar esses valores, os diversos módulos expositivos foram pensados para sensibilizar os visitantes quanto às experiências espirituais vivenciadas por Chico Xavier – que se definia como um “cisco Xavier” na imensidão do universo –, para contextualizar fatos e aspectos de sua vida e, por fim, para marcar a importância da palavra escrita e falada, da promoção e assistência social e das inúmeras lições de amor – à família, às mães e ao próximo.
A nova exposição ocupa dois andares e quatro galerias distintas, que, por sua vez, são divididas em salas ou nichos expositivos. É um projeto único e coeso, cuja narrativa é apresentada em sete módulos